URUGUAI 2013

Mapa da viagem

mapa viagem uruguai 11Campo Grande(MS) / Cascavel(PR) / Santa Maria(RS) / Santana do Livramento(RS) /Rivera (UY) / Tacuarembó(UY) / Durazno(UY) Colonia Del Sacramento (UY) / Buenos Aires (AR) / Colonia Del Sacramento(UY) / Montevidéu (UY) / Punta Del Leste(UY) / Chui (RS) / Rio Grande (RS) / São José do Norte (RS) / Mostarda (RS) / Gramado(RS) / Cambará do Sul (RS) / São Joaquim(SC) / Lauro Muller(SC) / Urubici(SC) / Florianópolis(SC) / Curitiba(PR / Maringá(PR) / Campo Grande(MS

5.425 Kms –

Dias 14 a 16 de novembro – De volta para casa

Fim de regalias,  começa o retorno para casa.   Enquanto o Heitor e a Nelci visitavam os pais em Curitiba, nós avançamos até Maringá para visitar às cunhadas.  Sabadão com muita chuva chegamos a Campo Grande.     Agora descansar, pagar as contas, e planejar a próxima viagem de moto….

chegando em Campo Grande
Chegando a Campo Grande
quilometram final

Sendo a quilometragem inicial de 24.450  e a final de 29.875,  a viagem foi realizada em 13 dias com 5.425 Km.

Dia 13 de novembro – São Joaquim a Santo Amaro (SC)

Em São Joaquim, um pequeno giro pela cidade e saímos rumo a Serra do Rio do Rastro até Lauro Muller.    Descemos a serra e depois subimos a serra novamente a caminho de Urubici.       O Tempo estava ótimo e dava visibilidade pra toda serra.

Em Urubici fomos até o Morro da Igrejinha, onde vimos lindas paisagem, alem é claro, da Pedra furada.    De lá fomos até a serra do corvo branco, mas não subimos .         Apoio técnico na moto e depois partimos a Santo Amaro, próximo a Florianópolis a caminho do Hotel Termas Caldas da Imperatriz e acabamos nas Caldas do Imperador, irkkkk.

São Joaquim (SC)
Serra do Rio do Rastro

DSC00661 DSC00644

Subindo o Morro da Igrejinha
No Sindacta

DSC00704DSC00693DSC00679DSC00764

Pedra Furada no Morro da Igrejinha

No morro da Igrejinha

Dia 12 de novembro – Gramado a São Joaquim

Nosso dia  foi cheio de aventuras e muitas emoções.    Em Gramado choveu a noite toda e ainda um pouco de manhã.  Fizemos um tour em Gramado mesmo com chuva, e depois em Canela.       De lá fomos a Cambará do Sul (RS), pouco mais de 100 kms, e chegando lá fomos ao Cannion Itambézinho numa estrada de cascalho de 18 kms.  Cachoeiras e Cascatas espetaculares.    O Tempo abriu, e o céu azul apareceu.        Na volta em Cambará almoçamos no Casarão, rodízio de filé  trutas, uma delícia.

Nossa aventura do dia, foi mesmo o trecho de Cambará do Sul (RS)  a São Joaquim (SC), passando por São José dos Ausentes (SC) na Rota dos campos de cima da serra ,  125 kms, sendo uns 15 kms de  asfalto , e 110 kms de só cascalho, e só serras, e dá-lhes serra……    Curvas difíceis com muita pedra solta, e haja braço…..  Foram quase 4 horas pilotando nas serras.    Aqui, Harley Davison só em cima de carreta reboque  e bem amarradas.   Chegamos quebradinhos,  , mas maravilhoso……, enquanto em Campo Grande (MS) estava 35ºC.

Em São Joaquim (SC), a cidade mais ria do Brasil, a temperatura estava 13ºC

Cannion Itambezinho
Itambezinho
a caminho do cannion Itambezinho em Cambara da Sul (RS)
BMW 1200 GS, perfeita pra qualquer estrada
rodizio de Trutas em Cambará do Sul (RS)

Rota dos Campos de cima da serra (Cambará do Sul - RS a Sao Joaquim SC
Rota dos Campos de cima da serra (Cambará do Sul – RS a Sao Joaquim SC

Amanhã dia 13, tem Serra do Rio do Rastro…….

Dia 11 de novembro – Rio Grande a Gramado

De baixo e muita chuva deixamos Rio Grande, de balsa, até São José do Norte.    Em São José almoçamos no Restaurante Brisamar, onde saboreamos camarão e linguado, irk!!!

Pegamos estrada, chuva mais chuva, passamos pela rodovia entre a lagoa dos patos e o mar.    Pouco tráfego, alguns trechos muito esburacados, e chuva.     Passamos por Santo Antonio da Patrulha, onde a região produz muito arroz.   Daí,  Igrejinha e entramos na Serra Gaúcha, Gramado.    Mas a chuva não parou nenhum minuto, muita chuva, chuva. chuva, chegamos encharcados.    Ainda bem que a bota impermeável nova da Ana foi aprovada.  As luvas também.   Hotel das Hortênsias em Gramado, vinho e capeleti, porque no natal de luzes de Gramado, não deu pra ir porque tava chovendo!!!

Na balsa, de Rio Grande a São Jose do Norte

Dia 10 de novembro – Montevideo a Rio Grande (RS)

Rodamos 600 kms em estradas ótimas, sem transito, flutuando na BMW.     Fomos curtindo cada pedacinho, cada praia, chegando as 18:00 horas em Rio Grande-RS, a 200 kms de Chui.

Passamos por Piriapólis, por Punta Balenas, Punta Del leste,  banhado do Taim, um lugar mais bonito que o outro.   Em Punta Del Leste, cidade maravilhosa, bem cuidada, limpa, ordeira e moderna,  paramos no ponto mais turístico da  cidade, que é Los dedos.

O dia foi totalmente nublado e frio.     Temperatura de 18 a 21º C, com muito vento e sensação térmica de 5ºC.     Pouco antes de chegar em Rio Grande a chuva pegou pra valer, mas nada que atrapalhasse um belo dia de viagem de moto, mas  entrou agua no Wi-fi.

chegando em Chuí, Brasil
Piriapolis
Lobo marinho em Piriapolis

Los dedos Punta del Leste

La puente

DSC00389 DSC00450 DSC00401

Dia 9 de novembro – Montevideo

Passeamos pela cidade durante todo dia, nos principais pontos turísticos.    De manhã aproveitei pra trocar o pneu traseiro da moto, e compramos luvas pra Ana e outra jaqueta ora mim (essa é japonesa!!!).    Almoçamos no Mercado do Porto e comemos tanta carne que agora precisamos fazer uma desintoxicação.    Ufa…..

Amanhã vamos a Punta del Leste……

Loja da BMW fechada no sabado, mas foi aí que descobrimos uma loja mel

almoço no  mercado do porto...
almoço no mercado do porto…

DSC00359DSC00351DSC00376

Dias 7 e 8 de novembro – Buenos Aires e Montevideo

Ontem, quinta feira fomos de ferry a Buenos Aires.      A 01 hora de buquebus, em Buenos Aires fizemos um city tour sob uma chuvinha de verão e um pouquinho de frio.  A noite um jantarzinho básico no porto madero a base de bife de chourizo e vinhos de Mendoza.     Hoje , sexta feira fizemos um passeio pela Rua Florida de manhã e ao meio dia embarcamos de volta a Colonia del Sacramento.        Pegamos as motos e fomos a Montevideo, 180 kms, estradas boas, sem transito, clima agradável com o tempo nublado.     A noite, em Montevideo, jantarzinho básico no FOGON ASSADOR , com muita carne e a deliciosa Patricia…
No Buquebus indo para Buenos Aires
Em Buenos Aires, no Caminito....
Em Buenos Aires, no Caminito….
Na Calle Florida
passeando em Buenos Aires
O Heitor e Nelci fizeram muitas compras em Buenos Aires, e agora as compras não cabe nas malas......kkkkkkkk

chegada em Montevidéu

cerveza Patricia, muy buena...
cerveza Patricia, muy buena…
se acabando na parrilada

porta ceverja é muiot bom....
porta ceverja é muiot bom….

Dia 6 de Novembro – de Tacurembó a Colonia del Sacramiento

Foram mais 400 kms, mas tranquilo, estradas boas, e gasolina uruguaia, até a BMW bateu seu próprio record, fez 20 km por litro.   Nos pampas uruguaio, clima agradavel, passamos por  Paso del Toro, por Durazno, comemos pêssego, depois Trindad, depois Rosário.         Em Colonia, aportamos no Hotel Radison, nas margens da bacia do Prata,  guardamos as motos e já saímos pra conhecer a cidade.   Alugamos um jipinho, colocamos o Heitor de motorista e a Nelci de Guia turistica, e rodamos por toda cidade.  Vejam nossas fotos……

no parque eólico de Peralta
Em Paso del Toro
No jipinho que fizemos o tour city
Em Colonia del Sacramento
Ana e a Nelci se deram bem com as crianças uruguaias
fim de tarde, relaxamento na Jacuzzi
Bacia do Prata
opa, olhas os carros antigos
pra fechar, o prato tipico uruguaio: Chivito
defendendo a pátria amada....
defendendo a pátria amada….

Amanhã, vai ser um dia sem moto, pois vamos de ferry a Buenos Aires, e lá vamos cair no tango, então não vai ter postagem…….  bye bye

Dia 5 de novembro – Santa Maria a Tacuarembo (Uruguai)

Enfim boas estradas.  De Santa Maria a Rosário no RS, estrada novinha, sem transito, até a moto parecia estar gostando.   Agora entramos nas paisagens dos pampas gaúcho, nada de serra, tudo plano, melhorou bem…..  Em Rosário tivemos um pequeno erro técnico e já estávamos indo a Uruguaiana, mas o Heitor percebeu, tirou o mapa do bagageiro e voltamos a rota original, foram só 15 kms.  Os GPS nossos vamos jogar fora.     Vou pedir pro Evaldo comprar um Garmim, lá em Portugal.

Em Santana do Livramento X Rivera, muito parecido com Ponta Porã e Pedro Juan Caballero,  muitos ambulantes muitas lojinhas, shopping e muita confusão até descobrir qual rua que dividia o Brasil com o Uruguai.       Fomos ao Shopping, mas não deu pra comprar nada porque não trouxemos o bagageiro e também os preços não estavam lá essas coisas.  Lanche rápido, cambio de Reais por peso uruguaio e   fomos a aduana, pegamos o visto e o carimbo no passaporte e vamos  para o Uruguai.     As estrada são boas no Uruguai, e o transito é pequeno, assim a BMW gosta e o piloto e garupa agradecem.   De Ruvera a Tacurembó foram só 110 kms, e fomos a 100 km-h, a moto parecia flutuando, num clima de 18ºC, uma delicia…..

Chegamos a tarde em Tacuarembó , fechando 400 kms, fomos a cidade fazer uma reconhecimento de área passeando pela Rua 25 de Mayo, onde nos perdemos, e  encontramos um motociclista simpático que nos levou até o Hotel Carlos Gardeal, que fica na rodovia.

O Hotel Carlos  Gardeal é muito bom e parece um museu, cheio de quinquilharias do Gardeal e da sua amada, aliás o Carlos Gardel não é argentino coisa nenhuma, ele nasceu aqui em Tacuarembó no Uruguai.

Um jantar especial, regado ao vinho uruguaio e ao Tango de Gardel, fechou este belo dia.

Amanhã vamos a Colonia del Sacramento, mais 300 kms…….

Mostrando os documentos para o policial uruguaio
Na estrada do Uruguai

Tango do nosso AP

DSC00188DSC00128DSC00145

tomanda uma Patricia uruguaia

jantando com o Heitor e Nelci: Carne Uruguaia,..
namorando....
namorando….

Dia 4 de novembro – Cascavel a Santa Maria (RS)

Foram 700 kms, haja bunda pra aguentar tanto buracos nessas estradas horríveis.    O tempo ajudou, temperatura agradável, mas as estradas……..    Rodamos no  máximo a 130 kms por horas em pequenos trechos,  porque é muito buraco, muito vilarejo, muito quebra mola, muito caminhão, a estrada só melhorou mesmo quando entramos no Rio Grande do Sul.    Em dois dias, quatro estados (MS, PR, SC e RS), só nóis mesmo…..

DSC00041 DSC00100 DSC00098 DSC00092 DSC00045

Dia 3 de novembro – de Campo Grande a Cascavel

Saímos cedinho de Campo Grande com tempo chuvoso, e de Dourados pra frente foi só agua, muita chuva, muitos caminhões na estrada,  mas chegamos em Cascavel  as 17:30 todos encharcados.      Fizemos 650 kms, e depois de um rodizio de pizza na melhor pizzaria de Cascavel regado a Antartica original, bom descanso.

Tudo pronto.    Domingo dia 03  de Novembro 2013 será dada a largada de mais uma grande viagem de moto.  O Uruguai nos espera, desta vez acompanhados de nossos amigos de viagem Heitor e Nelci.    Passaremos pelo Oeste paranaense, catarinense e gaúcho.   Entraremos no Uruguai por Rivera passando por Tacurembó, Durazno e Colonia del Sacramento.     Lá atravessaremos pela Bacia do Prata de ferry até Buenos Aires.   Na volta uma parada em Montevideo.    Aí sim começa o retorno, mas  com  paradas em Punta del Leste, Maldonado, Rocha e entramos no Brasil por Chui.   Nosso caminho passa pela BR 101 entre o litoral e a lagoa dos Patos passando por Mostardas até Tramandaí.   Parada obrigatória na Serra Gaúcha em Gramado e a seguir vamos ao Cânion de Itambezinho em Cambara do Sul.      E pra finalizar nossa rota passa por São Joaquim em SC, Lauro Muller, Urubici, onde a Serra do Rio do Rastro, a Serra do Sindacta e a Serra do Corvo Branco serão nosso ponto alto.   Nosso plano  de viagem consta de mais de 5.000 kms.

Enfim, tá chegando a hora………   Tudo preparado, da bolsa de medicamentos até a calibragem dos pneus….

PLANO DE VIAGEM AO URUGUAI

Dia de para Kms Kms TT
Domingo, 03/11 Campo Grande Cascavel (Hotel Sauípe) 660 660
Segunda,  04/11 Cascavel Santa Maria, BR (Park Hotel Morotin) 697 1.357
Terça, 05/11 Santa Maria, BR Tacuarembó, UY (Hotel Carlos Gardel) 368 1.725
Quarta, 06/11 Tacuarembó, UY (Durazno) Colonia Del Sacramento (Radison Colonia Del Sacramento Hotel & Casino) 412 2.137
Quinta, 07 Colonia Del Sacramento, UY (ferry) Buenos Aires, AR (Unique Art Madero Hotel)
Sexta,  08/11 Buenos Aires, AR (ferry) Colonia Del Sacramento
Colonia Del Sacramento, UY Montevideo, UY (Lafayete Hotel) 181 2.318
Sabado, 09/11 Montevideo, UY
Montevideo, UY(Maldonado /Punta del Leste/Rocha/Chui) Santa Vitória do Palmar, BR 393 2.711
Domingo, 10/11 Santa Maria do Palmar Gramado 665 3.376
Segunda, 11/11 Gramado Cambará do Sul(Cannion de Itambézinho) 114 3.490
Terça, 12/11 Cambará do Sul(S. José dos Ausentes/S. Joaquim/Lauro Muller/Serra do Rio do Rastro) Urubici 292 3.792