PORTUGAL IV – Mai/Jun/Jul 2017

P_20170427_103813_1

Planejamos ficar em Portugal por 3 meses, e de lá conhecermos mais da Europa.      Sairemos dia 05 de Maio, e nosso projeto vai ser o que der na telha.    Ja compramos a moto que rodaremos, uma BMW  GS1200, que já se encontra em Fátima, para o Evaldo  fazer as revisões….     A unica agenda marcada é no dia 13 de Maio, em Fátima, no centenário de Nossa Senhora, com a presença do papa,  estaremos no 58º aniversario de meu irmão Evaldo.

_bmw-r-1200-gs-
Esta aí nossa nova moto para rodar em Portugal e Europa

Dia 05 de Maio de  2017 – Campo Grande / São Paulo;

Dia 06 de Maio de 2017 – São Paulo / Casablanca / Lisboa;

Dia 07 de Maio de 2017 – Almada – encontro com filho Vitor, Nora Andreissa e o netinhos Andrei e Elisa.   E vamos passear.

Dia 08 de Maio de 2017 – Em  Almada tirando o Registro Central de Contribuinte, o NIF, pronto, já sou quase português.     Amanhã vamos tentar tirar o  visto de residencia e depois abrir uma conta na Caixa…..           aproveitando   a tarde  para fazer o meu primeiro roteiro de moto em Portugal/ Jameson / tour….., pretendemos sair de Fátima no dia 15 de maio, depois  de muitas festas, santificação dos pastorinhos, aniversario do Evaldo e uma boa conversa com o Papa Francisco, e aí sim, vamos a Fundão /  Tortosendo / Unhais da Serra / Covilhã / Manteigas /  Serra da Estrela / Viseu / Pinhão /  Marcadalva / Freixo de Espada / Vila Real / Paço de Calheiros / Senhora Peneda / Porto / Figueira da foz / Nazaré  / Peniche / Lisboa / Almada.    Muita serra, heim, mas pelas minhas pesquisas são as estrada mais bonitas do norte português.      Em Vila Real vamos visitar nosso amigo Marcão, vamos fazer o tour pelo rio D’ouro, rota do vinho, e também não sei quando vou voltar…..

Dia 09  de Maio de 2017 – Recepcionamos em Almada minhas irmãs, Denir, Lurdinha, sobrinha Renata, o noivo Guimarães, a cunhada Adriana, com vinho português, Sangria, Jameson, cerveja Sagres, escondidinho de bacalhau, couve de bruxelas, feitos pela Ana e Andreissa.

Dia 10 de Maio de 2017 – Hoje depois de muita incistencia, consegui abrir minha conta corrente na Caixa Geral de Depósitos, uma espécie de Caixa  Econômica.     Já estou de Cartão Visa…    A tarde fomos passear em Sesimbra e Praia Fonte da Telha.      Tempo um pouco chuvoso.

Programa de quinta feira, ir na Junta da freguesia para tirar o atestado de morada, juntamente com duas testemunhas portuguesas ( nossa vizinha Glória e seu Filho), e à tarde vamos direto para Fátima para me apresentar a minha nova moto BMW 1200 GS e ao Papa Francisco na Sexta  Feira.

Nossa rota.

mapa

Pesquizando os mais bonitos trechos de estradas de Portugal para andar de moto, encontramos :

  1. N338 – Manteigas a Covilhã;
  2. N230/243 – Tortosendo a Unhais da Serra;
  3. N221 – Barca de Alva Freixo de Espada á Cinta;
  4. N222 – Peso da Régua a Senhora da Peneda;
  5. Estrada Atlantica – Figueira da Foz a Nazaré;
  6. N267 – São Marcos da Serra a Monchique;
  7. N381 – Estremoz a Redondo.

Dia 11 de Maio de 2017 – chegamos em Fatima, tempo chuvoso, muito whisky na casa do Evaldo….  Fui apresentado a minha nova BMW.    Fomos em Leiria fazer o pedido do baú traseiro, pois não tem nas lojas a pronta entrega.   Só vão entregar na segunda feira.   Colocamos os baús laterais, bolsa tanque e instalamos o GPS.

Dia 12 de maio de 2017 – Fomos a Leiria e Batalha.   A tarde fomos receber o Papa Francisco.

Muita gente aqui em Fátima.  Aviões e helicópteros voando para todos os lados.   Estima-se 01 milhão de pessoas, gente do mundo inteiro, a cidade parou, só se anda á pé,  e a vinda do papa mexe com a espiritualidade de todos.   Na procissão das velas, à noite, não conseguimos chegar muito perto, vimos pelos telões espalhados.

Dia 13 de Maio de 2017 – De manhã teve a beatificação dos pastorinhos, e a  tarde, a cidade começou a esvaziar.   Tempo chuvoso, com frio de manhã, depois um solzinho e a tardinha começa esfriar de novo.    Aniversario do Evaldo, dia de nossa senhora de Fatima, come e bebe o dia todo.     A tardezinha,  fomos num lugarejo chamado Reguengo Fetal, numa festa medieval.     Eu e o Evaldo fomos de moto.     Estava friozinho, tiramos muitas fotos, mas na volta paramos num mirante, tiramos fotos, e depois disso não vi mais meu telemóvel (telefone).   Estou a procura!!!

Dia 14 de maio de 2017 – Estou meio chateado com a perda do telefone, mas como tem muita festa na casa do Evaldo, recebendo muitos amigos, o churrasco com muita picanha Uruguaia,  muito vinho, whisky e a cerveja Sagres.       Chegaram muitos amigos, Julio, Luzia e Filhos, Vinicius, Tó, Pedro, Diniz,…..  Churrasco aqui começa ao meio dia e só para à meia noite.

Dia 15 de maio de 2017 – Fomos a Leiria colocar o top case traseiro.   Negociamos um top da GIVI igual ao que tenho no Brasil, só que prateado.   Depois de muita demora conseguimos na J & M Motos, pois na BOX 46 furaram comigo e não conseguiram entregar.     Depois, muito perdido em Leiria, pois o GPS do Evaldo não ajudava, fomos ao shopping Continente e compramos um GPS top.    De volta a Fátima, a cunhada portuguesa preferida, nos esperava com um delicioso bacalhau ao forno regado de vinho do Vale d’ouro. A moto foi aprovada, está muito boa, pronta para partida à Serra da Estrela amanhã cedinho!!

Dia 16 de Maio de 2017–   Saimos de Fátima às 8:30 da manhã, pegamos Auto Estrada até Castelo Branco, depois foi só estradas secundárias.   Hoje rodamos  270 kms, sendo 140 de auto estrada e 130 de estradas secundarias, e muitas serras…    Visitamos Monsanto, uma aldeia portuguesa do seculo 15, com as casas de pedras encravadas na montanha.    Depois fomos a Covilhã, Tortosendo, Unhais da Serra, e de volta a Covilhã encaramos a serra da estrela, local onde se fazem os melhores queijos de Portugal.      Subimos até 1.500 metros de altitude e encontramos o Luna Hotel da Serra da Estrela.     Ficamos por aqui.

Dia 17 de Maio de 2017 –  Do Hotel no ponto mais alto da Serra da Estrela, a 1.600 metros de altitude,  saímos às 9 horas debaixo de uma chuva, descendo a serra a caminho de Manteigas.    Foram 17 quilômetros, com muita chuva, mais de mil curvas, algumas com espelho pra ver ser vinha outro de encontro,  mais foi muito emocionante.   Tinha programado uma filmagem na descida, mas com aquela chuva não deu certo.   Depois chegando em Manteigas, uma cidade enfiada entre montanhas, começamos a subida de novo.    Pra chegar em Viseu, onde almoçamos no centro da cidade, foi uma passagem para lugares que nunca imaginei  passar.    A Ana chegava a gritar de alegria Urrruuuu!!

Mas, teve um B.O.zinho.   Em Viseu nossa câmera fotográfica, cheia de lindas fotos da serra da estrela, sumiu!!!     Daí pra frente, só no celular.

Em Peso da Régua, entramos no vale do rio d’ouro, lindo maravilhoso, e de moto fica mil vezes mas bonito, margeando o rio entre as serras produtoras de uvas.    Em Pinhão, fizemos um passeio de barco pelo rio d’ouro, tomamos um chopp e partimos para Vila Real, também entre as serras…

A noite, em Vila Real, fomos jantar um bacalhau com nosso amigo Portovelhense Marcos Cesar Santos, que está em Vila Real fazendo doutorado.   Faltou a foto, Marcão!!!   manda pra nós…

18664382_1469898556364911_7965686306517611053_n
Marcos Cesar, amigo de Porto Velho, fazendo Doutorado em Villa Real

Dia 18 de Maio de 2017 –  Um dia lindo!!!  Rumo ao São Leonardo Galafura,  cidadezinha  no pico da serra, onde do mirante vê-se o rio douro.      Passando por lá, numa dessas erradas entramos na quinta do rosca, (deve tê-la queimado a mais de 100 anos) onde tivemos uma boa conversa com a gerente Izabel, que ainda é professora, e nos finais de semana e feriados vai na sua quinta cuidar das suas parreiras de uva.    De lá, fomos ao Peso da Régua de novo,  e seguimos a caminho de São João da Pesqueira pela rota do vinho do Porto.    Ficamos maravilhados com a cidade, muito bonita, limpíssima,  e deu vontade ficar por lá…..       Almoçamos e partimos para Viseu, passando por  varios lugarejos, cidadezinhas, todas bunitinhas….

Em Viseu, no Hotel Durão, muito bom, e à noite fomos ao Centro histórico da Cidade cheio de ruelas, lojinhas, barzinhos e na praça central as principais igrejas, e restos históricos.   Como chegamos cedo, tomamos muita cervejas, jantamos e depois assistimos um showzaço da banda Joana,  gravado ao vivo,  e até vou colocar um  vídeo do show pra não esquecer…

 

Dia 19 de Maio de 2017 – De Viseu fomos a Almada.    Abortamos o restante da viagem planejada, para comemorar o aniversario da minha nora em Almada.        Os  demais locais programados voltaremos no próximo mês.      Ficaram para trás  Marcadalva, Freixo de Espada,  Paço de Calheiros, Senhora Peneda, Porto, Figueira da foz, Nazaré  e Peniche.    Nessa pequena viagem de 4 dias rodamos cerca de 1.200 kms em lugares apaixonantes.     Vamos voltar lá com certeza,  Estamos esperando alguns amigos que ficaram de passear com a gente de moto por Portugal, como o Milton Nitta, Heitor, Danilo, Áureo, Luis Paulo,  Celso Antonialli, Mélvio,  Jonas Bandeira,  Cel. Gutemberg e outros.   Coragem, né, meus amigos, o tempo tá passando, e vocês perdem muitas coisas boas de fazer….

A  moto, minha GS 1200, ano 2005, está inteiraça, redondinha, tudo muito bom.    Fez até 20 kms/litros.      Faz menos vibração que a minha adventure do Brasil.   È só manutenção e colocar na estrada.     Sinto falta, é claro, do piloto automatico, do tanque de 30 litros, da regulagem da suspenção e da tração de andar em chuva, mas estou muito contente com a minha PTzinha….

De Viseu a Fátima, , andamos pelas estradas secundárias, que são melhores que as pedagiadas do Brasil,  só que quando a placa marca velocidade máxima de 50 Kms/hora, se passar disso leva multa, pois os radares são bem escondidinhos…

Meu GPS que comprei, da TomTom, é top  mesmo, dá pra andar em qualquer ligar…..    Sem GPS aqui, nem pensar, tem muitas rotundas….

Bem, agora um descanso nesse final de semana, e na semana que vem começa a preparação para a segunda etapa em Portugal.       Vamos pra Madrid e depois Portimão….

Dias 20 e 21 de Maio de 2017 – Descanso em Almada na casa do Vitor.   Curtindo os netinhos Andre e Elisa.  Cinema, Shopping, chopp, etc….       A moto esta descansando….

Dia 22 de Maio de 2017 –  Fomos conhecer  o Cabo Espichel, passamos pelo Lago de Albufeira, muito relax hoje…..

Dia 23 de Maio de 2017 –  Fui cedinho para a Junta de Freguesia  buscar meu atestado de morada.   Quase Português.

P_20170523_094727

Depois  partimos para Algês, Oeiras, Estoril, Caiscais, Boca do inferno, Cabo da Roca, e Cintra.

 

Dia 24 de Maio de 2017 –  Resolvi trocar o óleo da moto, e procurei na internet algumas oficinas em Almada, e na primeira já não deu certo, tinha fechado.   Na segunda, consegui chegar pelo GPS, encontrei um brasileiro cliente, conversamos bastante, e depois da troca de óleo e filtro fiquei assustado com a conta de 142 euros.    Fazer o que , paguei e pensei o cara tá me roubando.        Percebi também que o pneu dianteiro tava querendo ser trocado, e o cara da oficina se propôs a pedir um pneu pela internet, mas o preço do pneu tava meio salgado 145 euros.   Fui pra Lisboa com a Ana depois de pesquisar  na internet e achar a Motocenter.       La coloquei um Metzeler por 125 euros, muito mais barato que a troca de óleo.  Em Lisboa o preço de troca de óleo e filtro é 130 euros.   Tudo oposto ao Brasil, lá o pneu custa 800 reais e a troca de óleo 150 reais.  Depois fomos ao centro histórico de Lisboa.

Dia 25 de maio de 2017 –  Praia da Costa da Caparica.

 

DE VOLTA AO BRASIL

Dia 03 de Agosto de 2017 – Estamos nos preparativos finais para nosso retorno ao Brasil. Depois de 03 meses rodando por Portugal e Espanha, nosso aprendizado foi muito grande, e acostumamos a ver rodovias, estradas, ruas como elas devem ser, sempre bem cuidadas, bem sinalizadas, com todos respeitando  o transito.    Amanhã retornamos ao Brasil, e já estamos pensando em encontrar em Campo Grande aquelas ruas esburacadas e a prefeitura fazendo aqueles remendos de tapa-buraco, alem daquele mar de corrupção no executivo, legislativo e judiciário.      Vamos começar de novo!!  Até breve, Portugal!!

OBS: próxima viagem  USHUAIA (Novembro)

11 comentários em “PORTUGAL IV – Mai/Jun/Jul 2017

Adicione o seu

  1. Caros amigos Dilter e Aninha, estou em Vila Real (norte de Portugal) estudando num projeto de Doutorado na Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro, seria uma alegria enorme revê-los por aqui e tomarmos um bom vinho, além de botar o papo em dia… quando estiverem por essas bandas me liguem – Telemóvel 935709218 ou contatem pelo Facebook ou e-mail. Abraço e boa viagem…

  2. Bom dia, chegando para trabalhar após o feriado de 21 de abril, fui no MS e você saindo para Portugal, blz, DEUS abençoe sua viagem, passeio, ferias, enfim que ele possa estar ao lado de vocês, você sabe que amamo muito vocês, lembre sempre dos amigos, bjs a todos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: