San Pedro de Atacama

17 de abril de 2019 – Santa Rosa de Aguaray a Campo Grande – 522 kms – das 8:30 as 15 horas. Final de viagem! Foram 6.950 kms, em 14 dias em três países ( Paraguai, Argentina e Chile), atravessamos a cordilheira dos Andes por duas vezes (Paso de Jama e Paso San Francisco), onde conhecemos lugares incríveis, muitas lindas cidades, paisagens que somente nossos olhos viram, conhecemos amigos por todos lugares que passamos, sem nenhum cansaço, sempre na expectativa do dia seguinte, afinal foi só mais uma grande viagem de moto, entre muitas outras que virão. Agora, em casa, lar doce lar, 3 dias de molho, eu, a Ana e a moto. Também não posso deixar de elogiar a minha garupa Ana, sempre ligada na minha dirigibilidade, e os meus amigos Zezo & Valéria, que foram ótimos companheiros de viagem, e ainda a minha moto, que como nas outras viagens, foi perfeita. Até a Próxima…… Portugal: 16 de Maio.

16 de abril de 2019 – Charata (ARG) a Santa Rosa de Aguaray (PY) – 821 Kms – das 8:30 a 18:30 horas – tempo nublado sem sol quase o dia todo – Chegamos ao melhor e mais barato hotel de toda a viagem, o Hotel Cristal. Viagem ótima, motos perfeitas, bons pilotos e garupas que aguentam firme. Passamos por Assunção direto sem paradas. Muito movimento de carros e caminhões nas estradas paraguaias. O Paraguai esta em alta, vai a mil… Uns 100kms apos Assunção, a policia caminera paraguaia pegou as duas motos ultrapassando na faixa continua, e ia aplicar uma multa de 1 milhão de pesos, cerca de 700 reais para cada moto, e teria que ser paga na hora. La vai o Zezo negociar, achando que ta comprando boi, e depois de muita conversa, conseguimos a liberação, pois estávamos sem dinheiro, so tarjeta, fazendo turismo no Paraguai.

Dia 15 de abril 2019 – Tinogasta a Charata – – 905 kms – das 8:30 as 18:30 horas – Saímos da pre cordilheira e entramos na região do Chaco Argentino, e ja estamos voltando pra casa. De manha pouco sol com temperatura de 20°C e a tarde nos preparamos pra pegar muita chuva, mas chegamos atrasado. Aqui em Charata choveu hoje 35 mm e esta muito alagado nas margens da estrada, chegado a romper o asfalto. Felizmente quando chegamos já tinha uma ponte provisoria

14 de abril 2019 – de Bahia inglesa (CH) a Tinogasta (AR) – 620 KMS – das 8:30 as 17:30 horas – T 8 a 16°C – Altitude de 18 a 4720 metros – O melhor dia da viagem, a travessia do Paso de San Francisco, fronteira Chile/Argentina, com paisagens de outro mundo. 173 kms de ripio bom, com algumas dificuldades, mas sem problemas. 450 kms de asfalto ótimo. Sao mais de 500 kms sem posto de combustível, felizmente minha super GS tem um hiper tanque de 30 litros, e na altitude e com gasolina boa fez ate 25 km/litro. Curvas e mais curvas, grandes lagos, salares e um diversificação de cores incríveis nas montanhas andinas. Vamos jantar, que o dia foi puxado!!

13 de Abril 2019 – San Pedro de Atacama a Bahia Inglesa – 930 Kms – das 8 as 18:30 horas – T 08 a 23° C – Altitude: 1240, 3440, 120, 2×400 e 80 mts – boas estradas chilenas, e enfim chegamos no Oceano Pacifico entrando na bela e moderna Antofagasta e chegando na cidade praiana Bahia Inglesa no hotel a beira mar Bahia Rocas. Esta região, norte Chileno, riquíssima em minerais, com muitas mineradoras. Os imprevistos de hoje foram numa parada de reforma da pista que demorou 40 minutos, outra no pedágio que demorou 20 minutos, e a que tivemos que retornar 43 kms para abastecer porque nao tinha posto de gasolina nos próximos 200 km. Com uma parada para fotos no monumento de Dedo de Deus e ainda conhecemos os motociclista Chilenos de La Serena, Renato & Maria Helena e Claudio, que nos recomendaram o hotel e o restaurante onde jantamos um delicioso pescado. Tambem nos deram as dicas da travessia do Paso de San Francisco, que faremos amanha, um dos pasos mais belos de toda cordilheira. Que venha as alturas e o frios amanha….

12 de Abril 2019 – San Pedro de Atacama – passamos o dia turistando em San Pedro e, como os pacotes são muito caros, resolvemos ir de moto. A 30 kms a cidadezinha milenar de Taconao, onde tem so casinhas velhas e uma igreja em frangalho que estão começando restaurar. Depois fomos ao Valle de Jere, um lugar cheio de verde no meio do deserto. Fomos ainda ver os flamingos na Laguna Chaxa, num rípio bom e com um pouco de areia. O problema foi que os flamingos não estavam…. voltamos a cidade e da–lhe cerveja. A noite fomos jantar mo ótimo e caro restaurante ADOBE na companhia do Melvio e sua turma (Genesio, Gilberto, Antonio e Jean) que chegaram de Salta.

11 de abril 2019 – Tilcara (Argentina) a San Pedro de Atacama (Chile) – 438 km8s – das 8:30 as 16 horas – T de -2 a 18°C – Altitude de 2.470 a 4.832 metros – Hoje mais uma vez atravessamos a cordilheira dos Andes, deve ser a 10° vez. Desta vez o Paso de Jama, pela segunda vez. E um trecho que todo motociclista adora. Estradas fantásticas com paisagens exuberantes, salares, montanhas, altitude, frio de -2° C, curvas, neve, altitude de 4.850 metros, tudo que um motociclista adora. Num desses Salar encontramos com um brasileiro de BH que tirou nossas fotos, Dheyvisson. Já em San Pedro de Atacama, tudo muito caro, ruas empoeiradas, muitos jovens mochileiros a procura de não sei o que….

10 de abril 2019 – Estamos hospedados em Tilcara, e hoje fomos turistar em Purmamarca a 28 kms. Fomos de moto e la fizemos,de moto a trilha das Siete Colores, espetacular!! Depois na praça central de Purmamarca, as mulheres foram as compras, almoçamos e fomos fazer outra trilha em volta das montanhas que cercam a famosa e turística Purmamarca, cheia de gringos e motociclistas.

09 de abril de 2019 – Salta a Tilcara – 198 kms – das 9:30 as 12 horas – T de 11 a 19°C – altitude de 1.160 a 2.450 metros – Boas as estradas argentinas, mas tem muitos postos policiais, um a cada 5 a 10 km. Ninguem nos parou, mas e demais.. Na estrada vimos hoje algumas blitz com radares moveis. Radar fixo não existe na Argentina, penso eu. Na chegada em Tilcara conhecemos o casal de amigos motociclistas argentinos Martin & Eva. Chegamos e ja fomos para nossa Pousada Dom Juan, bem nos altos da cidade, com ótimas cabanas, tudo muito bonito. Almoçamos e fomos de Remis (taxi) fazer turismo, e partimos pra montanhas, parecia a estrada da morte na Bolivia com aqueles penhascos, para chegar na Garganta do diabo. Muito bom pra quem gosta de caminhadas na montanha, o que nao e o nosso caso. Depois fomos ao Pucara Tilcara, um sitio arqueológico, e um jardim botânico, muito mal cuidado…. As 18 horas subimos o morro levando vinhos e comes para a noite nas hiper cabanas da pousada.

8 de abril de 2019 – Cafayate a Salta – 196 kms – das 9 as 12 hrs – T de 12 a 19°C – altitude 1600 a 1200 mts – Chegando Salta ja fomos logo para o Hotel del antigo convento, bem no centro histórico de Salta, e ja fomos logo almoçar aquele matambre, e a Ana aquela truta. As 16 horas fizemos um citi tour conhecendo a cidade, em destaque o cerro de são Bartolomeu e a Vila de San Lourenco. A noite, depois do jantar regado ao bom vinho Malbec da região, fomos ao encontro de nossos amigos motociclistas de Campo Grande que estão em Salta a caminho do Atacama, Melvio Harlao, e os bmw’s Genesio, Jean, Giba e Antonio

07 de abril 2019 – Cafayate fazendo turismo. Aproveitamos o belo dia ensolarado para conhecer ótimo e diferente museu da vida e do vinho. Depois seguimos para um tour na Vinícola yacochuia, e de la partimos para Vinicola Piattelli, onde almoçamos uma deliciosa carne argentina com vários tipos de cortes, regado ao bom Malbec Piattelli.

06 de abril 2019 – Charata a Cafayate ARG – 705 kms – das 8 as 18 horas – Hoje ainda fizemos mais 500 kms da regiao do Chaco Argentino, com muitas retas intermináveis, muitas planta coes de soja, milho, sorgo e outras, com temperatura de 13,5 a 22 graus, tempo nublado e sol fraco. A tarde entramos na pre cordilheira, a linda região de Taffi del Valle, com altitudes de ate 3.100 metros, com temperatura de 12 graus. Chegando em Cafayate, muitas plantações de uva, vinícolas, bodegas, muito turismo, e amanha vamos ficar por aqui mesmo…

05 de abril 2019 – Assunção (PY) a Charata (Argentina) – 595 kms – das 9 as 17 horas – perde mais de uma hora para sair do hotel no centro de Assunção ate a Aduana, pelo transito ate chegar a ponte do Remanso, e outra hora no fuso horário. Chegou o frio, nublado o dia todo e temperatura de 20 graus. No posto em Resistência deixei a moto tombar, esqueci de acionar o pe de apoio. Estradas boas na Argentina. Em Charata ficamos no bom Hotel Catange próximo a rodovia.

04 de abril de 2019 – Campo Grande a Assunção (PY) – 775 kms – Das 6 as 17 horas – De Campo Grande a Ponta Porã, tempo nublado, bom de viajar de moto. Em Ponta Porã encontramos com nossos amigos de Ivinhema, Zezo & Valeria, que nos acompanharão na viagem.. Ja no Paraguai, muito calor, sol o tempo todo, e enfim na nova e Bonita capital Paraguaia, Assunção. A noite, muita cerveja no shopping.

Dia 03 de abril de 2019 – Preparativos finais para a viagem – Tudo pronto para iniciar amanhã nossa viagem. Nossa Azurra está sendo revisada pelos nossos amigos e bons mecânicos Lazinho e Lucas. Bagagem pronta, com tudo para encarar muito calor, muito frio na cordilheira, chuvas e ventos. Carta Verde, seguro viagem, SOAPEX. Tanque cheio.

Em 04 de abril 2019 partiremos a San Pedro de Atacama, no Chile, passando pelo Paraguai e Argentina. Vamos na companhia do casal Zezo & Valéria, de Ivinhema. Ainda temos uma pequena indefinição no trajeto que possivelmente definiremos em San Pedro do Atacama, sendo 3 opções, descer a Sul Americana pelo Chile até Santiago; ou descer a Sul Americana até Copiapó no Chile e entrar na Argentina pelo Paso San Francisco; ou volta a Salta e retornar por Ingeniero Juarez. La decidiremos….

2 comentários em “San Pedro de Atacama

Adicione o seu

  1. Dilter & Ana como estan soy Martin nos vimos en Tilcara en la estacion de servicio. Estaba con Eva en mi Versys rumbo a la quiaca. Espero que su vije haya sido con exito. Les dejo un saludo desde Argentina y espero estemos en contacto. Mi fb es martin santiago. Exitos✌🏍😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: