Serra de Lousã e Rota dos templários (Portugal)

Dia 30 de maio 2019 – Constancia a Almada – 195 kms – passando por Tomar, Rio de Couros, Ourem e Fátima. Por um erro do operador do GPS fomos ate Rio de Couros. Em Ourem fomos no Castelo de Ourem e chegamos de moto quase dentro do castelo. Em Fátima almoçamos com direito aquela soneca na casa de meu irmão Evaldo, e a tardinha num calor imenso (35 graus) pegamos a auto estrada rumo a Almada. Fim dessa pequena viagem de 765 kms, quase sempre em estradas secundarias, fugindo das auto pistas, procurando serras e curvas, aldeias e historia.

Dia 29 de maio 2019 – Pampilhosa da Serra a Constancia – 225 km – das 9 as 17 horas – passando por Machio, Pedrogao Grande, Proenca Nova, Belver, Gavião, Alvega, Tramagal, Praia do Ribatejo, Amourol, e Constancia. Saindo de Pampilhosa subindo a serra, com grandes represas, entrando na N2, pra chegar em Pedrogao Grande, onde houve um grande incêndio na floresta a dois anos atras. Em Proença Nova, terra dos amigos Julio e Luzia, que fazem a melhor marmelada de Portugal, passamos pra dar um abraco no Julio, pois a Lu tava trabalhando. Na Rodovia I-33, logo apos Proenca a Gs 1200 “Roja” completou 100.000 quilometras no seu odômetro. Na Praia de Ribatejo, que não tem praia nenhuma, fomos tomar cafe no ” Cafe Estrela”, onde o numero de idosos era 100%, e o mais novo tinha 80 anos. Em Almoroul, próximo ao Rio Tejo, fomos ao miradouro e ao Castelo de Almourol, e numa curva que errei a entrada parei a moto pra virar e derrubei a moto e eu e a Ana fomos para o Chão, socorridos pelo Jorge que esta parado bem próximo. Não houve nada . Próximo a Constancia, vi varias placas indicando para o “Castelo do bode” a 9 kms, e pensei vou la tirar uma foto para meus irmãos da loja maçonica. Coloquei no Gps e fui la, quando o gps apontou o final, não tinha nenhum castelo, e me informaram que “castelo do bode” era o nome da vila. Em Constancia, fomos recepcionados pela simpática dona Emilia, do Guest House Constancia, muito bom!! Essa região próximo a Constancia faz parte da Rota dos templários, juntamente com Tomar, nossa primeira cidade visitada. Amanha tem mais…

Dia 28 de maio 2019 – Fátima a Pampilhosa da Serra – 205 kms – das 9 as 18 horas – passando por Tomar, Ferreira do Zezere, Figueira dos vinhos, Dornes, Miranda do Corvo, Lousã, Cerdeira, Candal, Argia Velha, Coelhal Coelhosa Pessegueiro e Pampilhosa da Serra. Um dia ensolarado, pouco frio somente de manha, e a moto tinindo… Em Tomar visitamos o Centro Histórico e o Convento de Cristo; Em Lousa, o castelo de lousa; Em Miranda do Corvo almoçamos um bacalhau ao Brás; e curtimos cada uma das trocentas curvas da serra de Lousa, com estradas impecáveis, pouquíssima transito, lindas paisagens muito pinus e eucalipto. Entramos em diversas Aldeias, onde parece que não mora ninguem. Em Pampilhosa da Serra hospedamos neste magnifico Hotel Vila Pampilhosa.

Dia 27 de maio 2019 – Almada a Fátima – 145 kms – Iniciamos essa viagem na tentativa de fazer esses dois roteiros juntos e chegando em Fátima fomos ate Arrabal a 9 kms na Moto Jacs, enfim uma boa oficina de motos, onde foi feita uma configuração no computador de bordo que estava com alguns erros, apos a troca de bateria, e a substituição de parafusos no suporte do bau traseiro.

2 comentários em “Serra de Lousã e Rota dos templários (Portugal)

Adicione o seu

  1. Boa noite Dilter e Ana

    Obrigado pela lembrança que deixaram na minha maquina FJR 😉 no hotel em Pampilhosa da serra.
    Continuação de optimas descobertas pelo nosso belo Portugal, quase sempre o melhor está pelas estradas interiores….

    Felicidades e muitos kilometros

    Pedro Escaleira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: