PIRINEUS

RESUMO DA VIAGEM:

  1. Quilometragem : 3.340 kms rodados, conforme planejado.
  2. Estradas : Muito boas, tanto na Espanha quanto na França, Andorra e Portugal. A maioria das Auto estradas da Espanha não são pedagiadas, somente nos trechos de Valencia a Barcelona e a Girona são pedagiadas e caras; nosso objetivo principal era pilotar nos Pirineus e na região serrana de Albarracin, com estradas cheias de curvas, mas muito bem sinalizadas, salvo um trecho de 70 kms entre Albarracin e Cuencas, levados pelo GPS erroneamente.
  3. Combustiveis: Em Portugal (1,50/1.60 Euros}; Na Espanha (1,20 a 1,30 euros); Em Andorra (1,10 a 1,20 euros); na França (1,40 a 1,50 euros)
  4. Hoteis: Procuramos sempre Hotéis na faixa de 50 euros/diária e ficamos em Albacete (Hotel Castilla); em Girona (Ibis); em Puigcerdá (hotel Martinez); em Andorra (Hotel Pitiusa); em Vielha (Hotel Acevi); em Albarracin (Hotel Arabia); em Ciudad Real (Hotel Escudero). Na média final de 54 Euros…
  5. Policia: Fomos parados somente uma vez, porque ultrapassamos na fila de veículos esperando passar uns 10 mil carneiros na estrada, e muitos simpáticos nos alertaram, mas minha desculpa foi de que a moto esquentaria se ficasse andando muito devagar acompanhando os carneiros: Radares, quase não tinha, vi apenas um ou outro; Sinalização impecável.
  6. Moto : a moto BMW GS 1200, ano 2005, com 108 mil kms, foi sem nenhum problema, mesmo que na estrada precisei dar sequencia a manutenção trocando o pneu traseiro, pastilhas de freio dianteira, óleo e filtro, e uma correção no sistema elétrico na agencia da BMW de Andorra. Andamos na velocidade de 120 a 140 kms/h, com um consumo de 17 kms/l. Nota 10.
  7. Tempo: Mesmo sabendo que nessa epoca do ano começa o frio e tem muitas chuvas, nossa viagem foi a maioria com tempo bom, sol, friozinho de manhã, e pegamos chuvas somente no trecho Albarracin a Cuenca, uma região serrana.
  8. Alimentação: A maioria das vezes comemos muito bem, principalmente nos jantares, uma vez que no almoço na estrada era sempre um pequeno lanche. A noite, com muito vinho ou muita cerveja.
  9. Lingua : Os espanhóis, Franceses e Adorrenhos são muito receptíveis aos turista e não tivemos problema nenhum com as linguás locais, sendo mais difícil a linguagem Catalã, uma mistura de Espanhol com Frances. E como andamos em muitas cidades Catalãs, percebemos o quanto querem a separação da Espanha.
  10. Gastos na viagem: 2.650 euros

Dia 15 de Outubro de 2019 – Ciudad Real (ES) a Almada (PT) – 550 kms – viagem tranquila e logo que entramos em Portugal, coloquei no GPS para evitar portagens, e fomos pelas estradas secundarias e terciarias, passando por Vinícolas, videiras, oliveiras, cortiças, vilas e cidades pequenas, uma beleza!! E ainda no almoço, um leitão assado!! Final de viagem….

Dia 14 de Outubro de 2019 – Albarracin / Cuenca / Ciudad Real – 452 kms –

Adventure nas serras de Albarracin – Estava previsto para hoje muitas chuvas em toda Espanha. Já na saída , tempo fechado, chuvinha fina, e tinhamos planejado passar por Cuenca, uma outra cidade Milenar, e sendo somente 135 kms, ajeitamos o GPS, conferimos com o Google maps, e la vamos nós. Depois de uns 15 kms, o GPS mandou entrar numa estradinha, cortando caminho, mas por muitas serra, e estradas com asfalto estreito esburacadas, sem nenhuma sinalização sem nenhum veiculo transitando, sem uma alma viva na estrada, sem proteção nas estradas curvas da serra, e a chuva e o frio aumentando. Esse trecho foi de 70 kms, nas alturas das serra, encontramos somente 2 veículos, e um senhor pastoreando ovelhas, duas vilas fantasmas em que não vimos uma só pessoa. A moto andando de 20 a 40, 1ª, 2ª e 3ª marchas, e o piloto com todo cuidado do mundo, com a viseira aberto, pois, fechada não se via nada. Foquei na estrada e nao tive coragem de olhar para baixo. Irkkk. Depois desses 70 Kms, encontramos uma vilinha, e a estrada foi melhorando até cruzar com outra melhor ainda. Foi mais uma aventurazinha pra nao esquecer, nao fosse isso, nao tinha muita graca…

Ja em Cuenca, capital da província do mesmo nome, tem a cidade nova e a cidade velha, 43 mil hab, vive de turismo, e esta encravada em profundos desfiladeiros. A regiao de Dom Quijote de la mancha. La vimos os principais ponto turísticos, como a catedral de Cuenca, as casas Colgadas, A Ponte de San Pablo Bridge, que está em reforma, a torre de Mangana, e a cidade história formadas por casinhas seculares, parecidas com as de Albarracin, encravadas nas rochas.

Depois de Cuenca, quase tudo em auto estradas boas, sem chuvas, sem pagar pedagios, somente uns 30 kms chegando em Ciudad Real, pista simples, mas muito boa. agora estamos ja no caminho de Almada…..

Dia 13 de outubro de 2019 – Vielha / Huesca / Zaragoza / Albaracin (ES) – 455 kms _- Saindo de Vielha ainda tinha muitas montanhas dos Pirineus ate chegar em Huesca, onde terminaria os Pirineus. Entramos em Huesca , uma grande e antiga cidade na Região de Aragón, com construções e traços romanos e árabes, e vimos a catedral, o Abbey of San Pedro, o Castelo de Montearagón e o centro histórico, Daí pra frente somente Auto Vias, sem pagar portagem. Tambem entramos em Zaragoza (660 mil hab.), uma das maiores cidades da região, é a capital da província e da comunidade autônoma de Aragón, e participamos da festa da padroeira a Virgem de Pilar, uma das maiores festas da cidade, com muita gente, com oferendas de flores, frutas, shows típicos, e as pessoas passeando com trajes tradicionais.

Depois que passamos por Huesca, o sol começou a esquentar e a tarde ja estava muito calor, quando chegamos em Alfarracin , municipio da provincia de Teruel, do seculo XI, com suas ruas estreitas, casas de pedras, castelo, muralhas, quase tudo medieval, e a cidade foi eleita como “Pueblos con Encanto“, cidade encantadora. Em Albarracin se hospedamos no famoso Hotel Arabia, que no passado foi um fabuloso convento, no seculo XVI, com paredes de pedra, mas todo adaptado para um grande hotel. Andamos pelas ruelas estreitas, e para mim, foi uma das cidades medievais mais bonitas que conheci.

Dia 12 de Outubro de 2019 – Andorra Velha (AND) / Ax Les Thermes (FR / Foix (FR) / Boutx (FR) / Bagneres de Luchon (FR) / Vielha (ES) – 265 kms – Saindo de Andorra com frio de 8ºC e logo entramos na França. Muito frio até o meio dia, Rodamos em estradas secundárias e terciarias, com milhões de curvas, muitas vilas, e nesses lugares que passamos o dia de hoje são cidades pequenas, com muitos turismo nos finais de semana e muito mais turismo na temporada de inverno onde as montanhas ficam brancas de neve e os esportes radicais são a grande atração. Tambem nessas estradas ocorrem as grandes corridas de ciclismo. Entramos em Ax Les Thermes (fomos na feira), Foix (feira de maquinas agricolas) , Bagneres de Luchon, e vamos pernoitar em Vielha, ja na Espanha, mas ainda nos Pirineus. A moto hoje esta perfeita, com pneu novo, pastilhas de freios nova, óleo trocado, e da-lhe montanha…

Dia 11 de Outubro de 2019 – Andorra – Vamos ficar em Andorra hoje, fazendo compras, pois aqui é um paraíso fiscal, e como o euro esta muito alto e as malas da moto estão nos limites de carga, então se …. Ontem à noite fizemos uns passeios pelo centro comercial, de belas ruas, modernamente iluminadas e finalizamos num bar ingles com as cervejas irlandesa Guiness, e a alemã Paulaner

Dia 10 de Outubro de 2019 – Puigcerdà / La Seu D’urgell / Andorra – 65 kms – Na saída, frio de 10○C, belas estradas, paramos em La Seu D’Urgell, fizemos um mini tour nessa cidade espanhola também cheia de estacoes de esqui. Em Andorra, trocamos o pneu (Neumático) traseiro da moto, e na agencia da BMW, a Pyrenees motors s.a. atendidos pela eficiente e simpática Ainhoá Ferñandez, trocar óleo da moto, e verificar a luz do ABS que não apagava. Ficaremos aqui ate sábado de manha, quando partiremos para a Franca.

Páginas: 1 2

3 comentários em “PIRINEUS

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: