Nordeste Portugues

Dia 30 de Outubro 2019 – Fatima a Almada – 136 kms – muita neblina e alguma chuva fina pela auto estrada, mas 120 kms em 1 hora, chegando em Lisboa, e ai a chuva aumenta e o transito fica congestionado. E agora arrumar as malas para o retorno ao Brasil nesse domingo, porque pra fechar o ano ainda tem mais duas pequenas viagens ( Umuarama, Sao Paulo e Rio de Janeiro) e outra grande de 13 mil kms (N40 na Argentina) me esperando!!!

Dia 29 de outubro de 2019 – Miranda do Douro a Fatima – 475 kms – Viagenzinha muito boa. Passei por lugares muito bonitos, estradas estonteantes, com chuva, sem chuva, mas o dia hoje foi nublado, ou com sol fraco. Mas frio, muito frio principalmente na serra da estrela. Fizemos mais um tour pela manha em Miranda e partimos pra Freixo de Espada a Cinta, isso mesmo. Sempre margeando o rio douro com sua represas, e a fronteira com a Espanha. Muito bonita o Freixo, com miradouros, ruas estreitas e Construcoes antigas. Ja em Almeida fomos no castelo Rodrigo, e a cidade ja e um centro historico, diferente das outras. Depois entramos na serra da estrela, unico lugar que cai neve em Portugal, e onde se fazem os melhores queijos de ovelha e de cabra, todos premiados. Nesse trecho, muita chuva e muito frio. A cidade de Manteigas fica num espigao entre as serras, e la aproveitamos pra comprar aquele queijo de ovelha…. Em frente pegamos mais duas chuvas pesadas. Dia cansativo mas compensador. Nada melhor do que na chegada, tirar as botas e tomar um cawboy…

Dia 28 de outubro de 2019 – Fatima a Miranda do Douro – 465 kms ‘- Colocamos o GPS em ” evitar portagens”, e caimos na estrada. Em Pombal e Condeixas, caiu uma chuva leve, e o tempo ficou nublado o dia todo. E quanto mais ao norte, mais frio. Entramos em Vila Nova da Foz do Coa, encravada na serra, fmos no centro historico e no museu onde se ve o majestoso rio Douro se juntando com o Rio Coa. Entramos em Braganca, onde encontramos com o Iago filho do nosso amigo de viagens motociclisticcas de Blumenau, o grande Raul. Iago faz mestrado e trabalha em Braganca, grande garoto. Chegamos em Miranda do Douro, quase fronteira com a Espanha, as margens direita do rio Douro, que separa a provincia portuguesa de Tras-os-Montes da provincia espanhola de Castilla y Leon.

Para finalizar nossa temporada em Portugal, faremos a viagem pelo Nordeste Portugues, na regiao de Terras de Tras-os-Montes, visitando as cidades de Braganca, Miranda do Douro, Freixo de Espada a Cinta, Vila Nova de Foz Coa e Almeida com saida de Fatima, amanha, segunda feira, dia 28/10/2019.